News

RitmoClin

Na Cardiologia olhamos só o Coração?

Na consulta cardiológica devemos sempre olhar o paciente como um todo, já que diversas patologias de outras especialidades podem ter influência no desenvolvimento de problemas nesse nobre órgão.

Cardiologia e Oncologia
Os tumores no coração são raros, bem como metástases de outros tumores para esse órgão, entretanto muitos esquemas quimioterápicos são cardiotóxicos e exigem seguimento cardiológico regular. Não deixa de conversar com seu médico a respeito.

Cardiologia e Endocrinologia
Dentre as doenças endocrinológicas que acometem o coração temos que destacar o diabetes. Por aumentar muito o risco cardiovascular temos que ter metas mais rígidas de tratamento da pressão arterial e do colesterol; mesmo valores considerados normais para a população habitual, por vezes, são considerados elevados para os pacientes diabéticos.

Cardiologia e Pneumologia
Pacientes com DPOC (enfisema, bronquite crônica e outras) tem prevalência elevada de doenças cardiovasculares. Sintomas pulmonares e cardiovasculares podem ser muito parecidos o que requer atenção do médico para o correto diagnóstico. As duas doenças influenciam no prognóstico uma da outra, bem como na terapêutica a ser instituída.

Cardiologia e Nefrologia
A relação entre doença renal terminal e doença cardiovascular é bem conhecida, mas agora, temos evidência científica suficiente que os estágios leves e moderados de insuficiência renal também cursam com elevação significativa do risco de doença cardiovascular.

Cardiologia e Psicologia / Psiquiatria
Fatores psicossociais como ansiedade, raiva, estresse, depressão e outros podem contribuir para o desenvolvimento precoce de aterosclerose (doença que obstrui o fluxo sanguíneo nos vasos do corpo) e também serem fatores precipitantes para infarto agudo do miocárdio e morte súbita de origem cardíaca.

A doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo e também no Brasil. Muitos desses fatores de risco apresentados são modificáveis, criando uma oportunidade para diminuição da ocorrência de doenças cardiovasculares. Procure seu cardiologista!